A Somatic Experiencing® – SE® (Experiência Somática) é uma abordagem naturalista para a resolução do trauma em um curto espaço de tempo. Desenvolvida pelo Dr. Peter Levine, tem como base a Etologia, que é o estudo do comportamento dos animais selvagens em seu habitat natural, enfatiza que os animais na natureza utilizam mecanismos inatos para regular e neutralizar os altos níveis de ativação associados aos comportamentos defensivos de sobrevivência. O uso destes mecanismos proporciona uma “autoimunidade” ao trauma que possibilita aos animais retornarem à vida normal após experiências de ameaça à vida.

O método do SE® oferece uma nova perspectiva do trauma que compreende o ser humano como um ser único, dotado de capacidade instintiva para a cura, bem como capacidade intelectual para explorar essa capacidade inata, semelhante aos animais, da qual é também possuidor. Embora os humanos possuam sistemas reguladores virtualmente idênticos aos dos animais, estes sistemas são geralmente neutralizados pela inibição da mente racional ou neocórtex. Esta limitação ocasiona um grupo de sintomas que inclui dor, padrões de enrijecimento e colapso, disfunção cognitiva, ansiedade e uma sensação de intrusão. Através da focalização da consciência na sensação corporal, o indivíduo sob o efeito do trauma será capaz de acessar estes padrões restauradores da ação fisiológica.

A abordagem do SE® atua para cura do trauma sobre os padrões profundos de defesa do organismo, considerando que o estresse pós-traumático reside na fisiologia de sobrevivência. Estes registros são vividos no corpo, e através deles o indivíduo acessa a sua “sabedoria animal” e resgata os impulsos de fuga e luta que ficaram congelados. À medida que estas respostas são acessadas e completadas, a paralisia que ficou no sistema dissipa e o indivíduo volta, não somente a uma capacidade normal de funcionamento, mas a um nível mais alto de saúde física e mental.

A energia residual que origina o trauma, quando adequadamente envolvidas e mobilizadas, podem transformar o trauma e nos impelir a novos níveis de cura. Em virtude de o trauma se originar de uma situação inesperada ou abrupta, é fundamental que o tratamento do trauma seja direcionado em etapas naturalmente integradas. Por meio da tática da renegociação, em vez de reviver uma situação traumática, é que a Experiência Somática oferece instrumentos importantes e poderosos para a cura do trauma.